SECRETÁRIO-GERAL DA CARAÍVE PARTICIPA DE GRUPO DE PESQUISA PREMIADO NA SEMANA RUSSA DE ENERGIA

O Secretário-Geral do Grupo Caraíve de Relações Internacionais e Políticas Públicas, Emílio Mendonça Dias da Silva, participou de uma equipe formada por membros do Grupo de Estudos sobre o BRICS, da Universidade de São Paulo, com o objetivo de preparar uma pesquisa sobre o setor energético brasileiro, com foco em investimentos e opções sustentáveis, e apresentá-la ao programa da BRICS Energy Agency (BRICS YEA), apoiado pelo governo federal da Rússia.

A pesquisa foi incluída no BRICS Youth Energy Outlook, de 2019, a apresentada na Semana Russa de Energia (REW 2019). Sua qualidade foi reconhecida e a equipe recebeu o prêmio de melhor pesquisa do Outlook, o qual foi entregue pelos Ministros da Energia, Sr. Alexander Novak, e da Ciência e Educação Superior, Sr. Mikhail Kotyukov, da Federação Russa.

Compuseram a equipe, além do Secretário-Geral, os pesquisadores Elen de Paula Bueno, Victor Arruda, Felipe Sartório de Melo, Jonnas Esmeraldo Marques de Vasconcelos, Bruce Roberto Scheidl Campos, Diego Amorim Xavier e Igor Tostes Fiorezzi.

Na foto, membros do GEBRICS/USP e os Ministros da Energia e da Ciência e Educação Superior da Federação Russa, na entrega do prêmio aos pesquisadores brasileiros, ocorrida durante a Semana Russa de energia.

Além disso, Emílio teve a oportunidade de participar da sessão a respeito de “Energia 4.0”, expressando, em sua palestra, uma perspectiva brasileira a respeito do assunto. Em sua exposição, houve esclarecimento a respeito dos desafios que a indústria brasileira tem enfrentado e a dificuldade de se inserir no contexto da quarta revolução industrial. Defendeu o Secretário que haja investimentos em infraestrutura para que o país possa participar do novo contexto tecnológico, sustentando, inclusive, que o acesso à tecnologia é de vital importância para os BRICS, por ser um elemento importante da democratização das relações internacionais.

Participação do Secretário-Geral do Grupo Caraíve na discussão a respeito de “Energia 4.0”, ocorrida na BRICS YEA Summit – Semana Russa de Energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *